Os 18 sistemas de Luta combinados
Um livro datado de 1794 conhecido como Manual do Boxe do Louva-a-Deus (Tang Lang Chun Po) que lista 18 sistema de luta que combinados formaram o sistema de Louva-a-Deus. Este Livro é também a primeira referência ao sisetma Louva-a-Deus ter sido treinado no templo de Shaolin, em que a referência é feita a um Abade de nome Fu Ju que reuniu 18 Mestres conceituados para um simpósio de troca de ideias de artes marciais
Os 18 sistemas que citados no livro acima referido são os que abaixo listam:
.1 Punho Longo, Chang Quan do Imperador Tai Zu
.2 Pelas Costas, Tong Bei Quan do Mestre Han Tung
.3 Técnicas de mão de intercepção e selar (Chang Fen) do Mestre Tsan En
.4 Ataques curtos ( cotovelos, etc), Duan Ta Quan do Mestre Ma Chi
.5 Técnicas de mãos de curta distância, Kao Shou do Mestre Huang Yu
.6 Técnicas de mãos penetrantes e mãos que bloqueiam ataques,
Ke Shou Tung Quan do Mestre Ching Hsiang.
.7 Técnicas de ganho, agarramentos e captura, Kou Lou Tsai Shou Quan, do estre Liu Hsing
.8 Técnicas de Colar,Agarrar e cair, Chan Na Tie Fa, do Mestre Yan Ching
.9 Boxe Curto (Duan Quan),
.10 Boxe do Macaco, Hou Quan do Mestre Sun Heng
.11 Boxe de Algodão (Mien Quan) do Mester Mien Shen
.12 Agarrar, Derrubar e Colidir, Shuai Lu Ying Hendo Mestre Huai Te
.13 Esquivar, Agarrar e Peentrar pelas orelhas (Kun Lou Kuan Er) do Mestre Tan Fang
.14 Os pontapés do pato mandarim (Yuan Yang Tiao) do Mestre Lan Chung
.15 As sete posturas dos batimetnos contínuos de punho (Qi Shi Lian Quan)
.16 Mãos que interceptam e agarram, Kun Lu Chen Ju do Mestre Yang Kun
.17 Ataques de canhão nas partes vazias do corpo ( Wo li Pao Chui) do mestre Tsui Lien
.18 Louva-a-Deus, Tang Lang Quan do Mestre Wang Lang adoptou todas as técnicas acima
juntando ás técnicas de Mi shou (Mãos secretas) criadas pelo Wang Lang
Desta forma pode-se afirmar que o Tang Lang Quan é o sistema que combinou as melhores técnicas dos grandes sistemas do Norte da China. de Alguma forma possivelmente o mestre Wang Lang ao participar nesse simpósio ficou a conhecer as técnicas dos outros Mestres e decidiu juntá-las ao seu próprio sistema, criando um método que combina tanto distância longa, como curta e técnicas duras e rígidas como técnicas suaves. De referir que o punho de algodão (Mien Quan) é o sistema Pai que originou o Tai Chi Chuan.
O louva-a-deus em fases avançadas utiliza muitos princípios que existem nas artes internas do Tai Chi Chuan (ou Tai Ji Quan) misturados
Wudang ou Shaolin
Esta é uma das divisões que se fazem nas artes marciais chinesas, sendo a separação em função da religião que se praticava no templo onde uma determinada arte foi desenvolvida. As duas grandes religiões chinesas estão associadas a duas grandes montanhas, sendo o Taoísmo associado à montanha de Wudang e o Budísmo à montanha de Shaolin. Isto reflecte também características técnicas distintas que por acaso não estão totalmente associadas à forma de pensar das religiões em questão. No entanto, é verdade que as características distintas existem e é comum dividir os vários sistemas de luta entre A) Sistemas Wudang ou Taoístas ou Suaves e B) Sistemas Shaolin, Budístas ou Rígidos. O sistema Tang Lang (mantis) normalmente é associado ao templo de Shaolin, no entanto, não existem provas que o sistema tenha sido alguma vez lá praticado efectivamente, porque não há registos no templo de que algum especialista tenha dominado o estilo e o tenha tornado alguma vez um dos Sistemas de Shaolin (nomeadamente o sexto sistema). Na realidade, existem evidências que Wang Lang possa ter sido um Padre Taísta e não Budista, ou que talvez tenha sido um monge Shaolin renegado que se fixou em Shandong, no Norte da China.
Efectivamente, Shaolin fica a milhares de kilómetros de Shadong e o sistema de louva-a-deus foi praticado exclusivametne na província de Shandong, até que o Mestre Luo Gwang Yu foi contratado pela Chin Woo de Shanghai para dissiminar o estilo ( por caso das sete estrela) na cidade de Shanghai. Até lá, pouca gente conhecia o sistema da mantis fora da China e foi apenas a partir de 1928, depois das primeiras competições de combate pleno/total em cima de Lei Tai, abertos ao público e promovidos pela recente República Chinesa, que a fama do Louva-a-Deus começa a ter forma.