A fama do estilo (competição de Nanking 1928)
Em 1928 foram realizados os primeiros campeonatos de Guo Shu (Arte Nacional) que incluia demonstração de sequências de treino ( TaoLu) de luta sem armas e com armas e combate em ringue chinês ( Lei Tai). Estes combates foram extremamente violentos, e pode-se dizer que experimentais, porque as regras foram sendo alteradas ao longo da competição, por forma a minimizar o perigo para os participantes. Um dos estilos que mais se evidenciou foi o estilo de Tang Lang (Mantis religiosa ou louva-a-deus). O praticante de mantis,
Ma Cheng Xin, aluno do GM Luo Gwang Yu, saiu vitorioso na categoria de combate. A ferocidade dos combates e o número de praticantes que ficaram lesionados, amplificou a vitória de Ma Cheng Xin, fazendo com queo estilo Tang Lang passa-se a ser conhecido e temido nos meios marciais chineses.
Nota: a vitória é discutida, dado que os registos não são fidedignos e em vários eventos, mais de uma dezena de pessoas tiveram o 1º lugar, para motivar os prativantes. No entnato, a fama de Ma tornou-se lendária, pelo estilo de combate que fazia no Lei Tai
Nota: a vitória é discutida, dado que os registos não são fidedignos e em vários eventos, mais de uma dezena de pessoas tiveram o 1º lugar, para motivar os prativantes. No entnato, a fama de Ma tornou-se lendária, pelo estilo de combate que fazia no Lei Tai
A Origem
O estilo louva-a-deus do norte foi criado por Wang Lang na província de Shandong. Wang Lang se inspirou na agressividade e eficácia do inseto ao combater uma cigarra.
O lutador Wang Lang, depois de ter perdidos algumas lutas para monges de shaolin, resolveu ir à floresta para contemplação. Enquanto descansava debaixo de uma árvore, Wang ouviu a longa nota aguda de umacigarra em um galho baixo do arbusto acima dele. Olhando silenciosamente para o alto, Wang reparou em um frágil, com aparência quase quebradiça, louva-a-deus engajado em uma luta de vida ou morte com a grande cigarra.
O carnívoro louva-a-deus consumiu a sua vítima. Altamente impressionado com o que vira, Wang decidiu capturar o insetovitorioso e então observar os seus movimentos defensivos e ofensivos.
Foi de uma preparação pessoal concentrada e fixa ele finalmente acreditou que estava preparado para testar seu novo estilo de luta contra o mestre do monastério. Wang extraordinariamente derrotou o mestre dos monges com suas táticas de inseto selvagem nunca antes usadas por um homem. Os monges aceitaram com surpresa e respeitosamente a sua derrota, e então procuraram aprender o novo e estranho sistema.
O lutador Wang Lang, depois de ter perdidos algumas lutas para monges de shaolin, resolveu ir à floresta para contemplação. Enquanto descansava debaixo de uma árvore, Wang ouviu a longa nota aguda de umacigarra em um galho baixo do arbusto acima dele. Olhando silenciosamente para o alto, Wang reparou em um frágil, com aparência quase quebradiça, louva-a-deus engajado em uma luta de vida ou morte com a grande cigarra.
O carnívoro louva-a-deus consumiu a sua vítima. Altamente impressionado com o que vira, Wang decidiu capturar o insetovitorioso e então observar os seus movimentos defensivos e ofensivos.
Foi de uma preparação pessoal concentrada e fixa ele finalmente acreditou que estava preparado para testar seu novo estilo de luta contra o mestre do monastério. Wang extraordinariamente derrotou o mestre dos monges com suas táticas de inseto selvagem nunca antes usadas por um homem. Os monges aceitaram com surpresa e respeitosamente a sua derrota, e então procuraram aprender o novo e estranho sistema.
Mixed Martial Art do Séc XVII
O Sistema de Louva-a-Deus possui técnicas de luta eficientes pela velocidade e precisão. É um estilo completo que faz a junção de 18 dos melhores estilos da China no século XVII).
Contém grande diversidade de técnicas de mãos livres, armas, lutas e energia interna. Suas principais características são:
1. Estratégias de luta de curta e longa distâncias
2. Técnicas suaves e rígidas
3. O ataque se faz simultaneamente à defesa e não de modo isolado.
4. Técnicas de mãos e pernas em simultâneo
5. Ataques de mão extremamente rápidos ( fulminantes)
Depois do Mestre Wang Lang demonstrar a eficácia dos principios que encontrou ao observar o Louva-a-Deus a lutar contra a cigarra, o abade do templo onde ele estava fomentou a criação de um novo estilo. Desta forma ele resuniu os 17 Mestres mais conceituados de Shadong, cada um de um estilo diferente e em conjunto com o Wang Lang, criaram um novo sistema que usando os princípios de Tang Lang (louva-a-deus) uniu os outros 17 estilos num sistema eclético e misturado.
Contém grande diversidade de técnicas de mãos livres, armas, lutas e energia interna. Suas principais características são:
1. Estratégias de luta de curta e longa distâncias
2. Técnicas suaves e rígidas
3. O ataque se faz simultaneamente à defesa e não de modo isolado.
4. Técnicas de mãos e pernas em simultâneo
5. Ataques de mão extremamente rápidos ( fulminantes)
Depois do Mestre Wang Lang demonstrar a eficácia dos principios que encontrou ao observar o Louva-a-Deus a lutar contra a cigarra, o abade do templo onde ele estava fomentou a criação de um novo estilo. Desta forma ele resuniu os 17 Mestres mais conceituados de Shadong, cada um de um estilo diferente e em conjunto com o Wang Lang, criaram um novo sistema que usando os princípios de Tang Lang (louva-a-deus) uniu os outros 17 estilos num sistema eclético e misturado.
Os 18 sistemas de luta
Origem do sistema em Video
Abaixo em animação a origem do sistema
Os diferentes estilos
Tal como todas as artes marciais chinesas, cada estilo foi depois evoluindo em outros sub-estilos e familias de praticantes, que foram adaptando os conceitos iniciais :
- Sete estrelas 七星螳螂拳
- Wah Lum Tam Tui 華林探腿北螳螂派
- Flor de Ameixa Supremo 太極梅花螳螂拳
- Supremo (Tàijí) 太極螳螂門
- Flor de Ameixa 梅花螳螂拳
- Seis Harmonias 六合螳螂拳
- Oito Passos 八步螳螂拳
- Tábua Brilhante 光板螳螂拳
- Punho Longo 長拳螳螂拳
- Throwing Hand 摔手螳螂拳
- Porta Secreto 秘門螳螂拳
- Pernas que procuram 探腿螳螂拳
O Poema do Louva-a-Deus
O espírito deve ser como o de uma águia pronta para capturar um coelho
A postura deve se assemelhar à de um gato pronto para pegar um rato
A cintura deve ser flexível como a de um dragão
Os braços devem ter a força de um tigre
As pernas devem se assemelhar às do macaco (rápidas e ágeis)
O coração deve se igualar ao de uma raposa (esperto e astuto)
As mãos devem ser como as de um louva-a-deus (rápidas como a luz)
A postura deve se assemelhar à de um gato pronto para pegar um rato
A cintura deve ser flexível como a de um dragão
Os braços devem ter a força de um tigre
As pernas devem se assemelhar às do macaco (rápidas e ágeis)
O coração deve se igualar ao de uma raposa (esperto e astuto)
As mãos devem ser como as de um louva-a-deus (rápidas como a luz)
Wudang e/ou Shaolin
Esta é uma das divisões que se fazem nas artes marciais chinesas, sendo a separação em função da religião que se praticava no templo onde uma determinada arte foi desenvolvida. As duas grandes religiões chinesas estão associadas a duas grandes montanhas, sendo o Taoísmo associado à montanha de Wudang e o Budísmo à montanha de Shaolin. Isto reflecte também características técnicas distintas que por acaso não estão totalmente associadas à forma de pensar das religiões em questão. No entanto, é verdade que as características distintas existem e é comum dividir os vários sistemas de luta entre A) Sistemas Wudang ou Taoístas ou Suaves e B) Sistemas Shaolin, Budístas ou Rígidos. O sistema Tang Lang (mantis) normalmente é associado ao templo de Shaolin, no entanto, não existem provas que o sistema tenha sido alguma vez lá praticado efectivamente, porque não há registos no templo de que algum especialista tenha dominado o estilo e o tenha tornado alguma vez um dos Sistemas de Shaolin (nomeadamente o sexto sistema). Na realidade, existem evidências que Wang Lang possa ter sido um Padre Taísta e não Budista, ou que talvez tenha sido um monge Shaolin renegado que se fixou em Shandong, no Norte da China.
Efectivamente, Shaolin fica a milhares de kilómetros de Shadong e o sistema de louva-a-deus foi praticado exclusivametne na província de Shandong, até que o Mestre Luo Gwang Yu foi contratado pela Chin Woo de Shanghai para dissiminar o estilo ( por caso das sete estrela) na cidade de Shanghai. Até lá, pouca gente conhecia o sistema da mantis fora da China e foi apenas a partir de 1928, depois das primeiras competições de combate pleno/total em cima de Lei Tai, abertos ao público e promovidos pela recente República Chinesa, que a fama do Louva-a-Deus começa a ter forma.
O sistema nas sua fase mais avançada tem tanto de duro como de suave
Efectivamente, Shaolin fica a milhares de kilómetros de Shadong e o sistema de louva-a-deus foi praticado exclusivametne na província de Shandong, até que o Mestre Luo Gwang Yu foi contratado pela Chin Woo de Shanghai para dissiminar o estilo ( por caso das sete estrela) na cidade de Shanghai. Até lá, pouca gente conhecia o sistema da mantis fora da China e foi apenas a partir de 1928, depois das primeiras competições de combate pleno/total em cima de Lei Tai, abertos ao público e promovidos pela recente República Chinesa, que a fama do Louva-a-Deus começa a ter forma.
O sistema nas sua fase mais avançada tem tanto de duro como de suave