As várias posturas de Tang Lang Bu Chan -"mantis apanha a cigarra"
Nem todos os esilos de louva-a-deus usam a mesma maneira de fazer a postura "mantis agarra a cigarra", existindo variações substânciais entre estilos. Cada estilo face às suas característica técnicas, utiliza variações da postura base, por forma a atingir os seus objectivos, seja para focar-se em técnicas de batimento, seja para favorecer projecções
Abaixo, apresenta-se algumas das posturas de Tang Lang Bu Chan...
Abaixo, apresenta-se algumas das posturas de Tang Lang Bu Chan...
7 estrelas - Qi XingA postura clássica da "mantis agarra a cigarra". a mão da frente guarda a frente e a detrás guarda o coração. Também é frequente subir a mão detrás, um pouco até ao lado do queixo.
|
8 passos - Ba BuA mãos estão mais separadas do que na posição clássica, isto porque o praticante de "8 passos" utiliza mais projecções do que o "7 estrelas".
|
6 harmonias - Liu HeAs "6 harmonias" usa mão aberta e os braços mais abertos e fluídos, prontos para fazer movimentos circulares como "no Tai Ji Quan"
|
Porta Fechada - Nei MenSemelhante à das "7 estrelas" mas as mãos estão mais juntas e a posição mais baixa e fechada, para protecção contra projecções.
|
"Fan Che" - Roda de carroça
Fan Che significa "roda de carroça" e é um movimento de rotação múltipla dos dois braços, como se tratasse de uma roda de carroça em alta velocidade. Este movimento pode ser curto (xiao) ou largo (Da), originando então duas formas de fazer o movimento Da Fan Che e Xiao Fan Che
Hou Pu - Passo de macaco
Este passo serve para ganhar espaço rapidamente e aproximação ao interior do adversário rapidamente. Com esta acção ganha-se espaço igual ao tamanho do nosso passo.
Mei Hua - flor de ameixieira chinesa ou Padrões de 5 movimentos
Os movimentos Mei Hua existem dentro dos vários estilos de mantis, tal como existe um sub-estilo "tai ji mei hua". A flor de ameixieira chinesa tem 5 folhas e representa cada um dos movimentos dos padrões mei hua. Ou seja, uma técnica mei hua, quer dizer que o praticante de louva-a-deus, ataca 5 vezes consecutivas após a defesa do ataque do oponente! Para cada ataque do oponente faremos cinco! Normalmente são movimentos muito agressivos e de terminação total do oponenente. Por ironia, são também dos movimentos mais bonitos do estilo.