Aplicações
O sistema mantis, apesar de louva-a-deus não é exactamente o estilo que se preconiza nos filmes e demonstrações em que mimifica o animal e usando constantemente os ganchos (tang lang diu). Na realidade a maior parte das formas tradicionais usam o ganho apenas em 2/3 movimentos por tao lu (forma ou kata). Foi o estilo de competição da mantis que deu mais ênfase aos movimentos mais bonitos do estilo! Na realidade o ganho de mantis é usado para interceptar ou dissipar o ataque, sendo raro a sua utilização como arma de ataque, preferindo o especialista de mantis utilizar os recursos dos outros 17 estilos combinados, que poderão ir deste ataques longos como no chang quan ou ataques curtos (parecido com wing chun). O estilo usa em grande medida as 4 distâncias de Di (pernas) Da (braços) Suai (projecção) Na (controlo), apesar de normalmente preferir não ficar muito tempo a controlar mas sim destruir o inimigo com sequências de fecho de luta (batimentos nos 8 pontos vitais principais (ver Ba Gang Fa).
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Nesta sequência pode-se ver
1. Intercepção do punho ( jie quan (Jeet kune)) 2. Utilização de um método suave para entrar pela porta interior 3. Dissipação usando gancho de mantis 4. Batimento em ponto de pressão no braço 5. Uso de método duro montanha tai cai sobre a coroa 6. Utilização de joelho e projecção 7. Fecho técnico do adversário 8. Controlo em Qinna para sair em segurança |
Formas intermédias
Abaixo duas formas intermédias
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Formas avançadas
Abaixo o Mestre Benny Lei faz uma forma de CCK Tai Ji Mantis e o Mestre João Horta executa a folha de bambu do Mestre Wu Xuan.
Na fase mais avançada , pode-se variar entre os vários métodos suaves e duros do sistema usando técnicas de dissipação ( como no tai ji quan) com batimentos duros ( externos) assim como utilização de fa jing.
Na fase mais avançada , pode-se variar entre os vários métodos suaves e duros do sistema usando técnicas de dissipação ( como no tai ji quan) com batimentos duros ( externos) assim como utilização de fa jing.
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Exercicios continuos combinados a dois
Exercicios a dois ( Lian Shou Fa ), servem para treinar o encandeamento das técnica de mantis de forma contínua em que um parceiro faz as defesas enquanto o outro faz ataques contínuos. Não é uma luta, mas sim um exercício de trieno, por forma a que o parceiro que ataca treina os ataques de forma fluída de contínua
Formas mimificaçãoAo lado Paul Floyd, Alundo do Mestre Lai (Teddy Lai) da Austrália faz o "lohan bêbado" da mantis sete estrelas.
Na mantis de Hong Kong existem formas de:
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Mantis Chi Sao ou (Ji Shou Fa).Conceitos semelhantes ao Chi Sao de Wing Chun mas aplicados usando as técnicas de mantis. Numa fase inicial deve-se evitar os batimentos de todo, para nos podermos concentrar nas capacidades de sentir e redireccionar a força do adversário.
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Outros estilos...
6 harmonias - O estilo mais suave....
Abaixo podemos ver o mestre Han YanWu de Beijing, a executar uma forma de 6 harmonias, chamada de "punho curto" (duan chui) e as aplicações respectivas à direita. Esta forma é toda de aplicações de curta distância, e portanto usa as características de "força curta" do louva-a-deus, com aplicação de fa jing (manifestação explosiva de força). O estilo das 6 harmonias é conhecido por não usar muito pouco os ganchos do louvaa-a-deus e prefere juntar as características de deflexão do "Tai Ji Quan" e a força frontal do "Xing Yi"
Abaixo podemos ver o mestre Han YanWu de Beijing, a executar uma forma de 6 harmonias, chamada de "punho curto" (duan chui) e as aplicações respectivas à direita. Esta forma é toda de aplicações de curta distância, e portanto usa as características de "força curta" do louva-a-deus, com aplicação de fa jing (manifestação explosiva de força). O estilo das 6 harmonias é conhecido por não usar muito pouco os ganchos do louvaa-a-deus e prefere juntar as características de deflexão do "Tai Ji Quan" e a força frontal do "Xing Yi"
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